sexta-feira, 25 de março de 2011

Viagem...


«É o que fazes no presente que redimirá o passado e logicamente mudará o futuro.»

«- Não adianta ficar aqui a usar palavras que não querem dizer nada. Vai experimentar. Está na hora de tu saíres daqui. Reconquistar o teu reino, agora corrompido pela rotina. Chega de repetir sempre a mesma lição, não é isso que te fará aprender algo novo.
- Não se trata de rotina. Estou infeliz.
- O nome disso é rotina. Achas que existes porque estás infeliz. Algumas pessoas existem em função dos seus problemas e passam o tempo a falar compulsivamente a respeito deles... Não param para pensar: estou aqui. Sou o resultado de tudo o que aconteceu e acontecerá, mas estou aqui. Se fiz algo de errado, posso corrigi-lo ou pelo menos pedir perdão. Se fiz algo certo, isso deixa-me mais feliz e ligado ao agora.»

«Viajar nunca é uma questão de dinheiro mas de coragem.»

«- E para onde vou?
(...)
Para onde tu te comprometeres a ir. Descobre o que deixaste incompleto e termina a obra. Deus guiar-te-á, porque no aqui e agora está tudo o que viveste e viverás. O mundo está neste momento a ser criado e destruído. Quem encontraste voltarás a aparecer, quem deixaste partir haverá de voltar. Não traias as graças que te foram concedidas. Compreende o que se passa contigo, e saberás o que se passa com toda a gente.»

«Já vivi isto antes. Quando me recusava a seguir o meu destino, alguma coisa difícil de suportar acontecia na minha vida. E esse é o meu grande temor neste momento: a tragédia. A tragédia é uma mudança radical das nossas vidas, sempre ligada ao mesmo princípio: a perda. Quando estamos diante de uma perda, não adianta tentar recuperar o que já se foi, é melhor aproveitar o grande espaço aberto e preenchê-lo com algo novo. Teoricamente, as perdas são sempre para nosso bem; na prática, é quando questionamos a existência de Deus e nos perguntamos: eu mereço isto?»

in «O Aleph»

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário