quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cantábria, «pátria» das fadas Anjanas!


A Cantábria é uma comunidade autónoma mono provincial localizada no norte de Espanha. É limitada a este pelo País Basco, a sul por Castela e Leão, a oeste pelo Principado de Astúrias e a norte pelo Golfo da Biscaia (também chamado de Mar Cantábrico). A sua capital é a cidade de Santander.
A Cantábria pertence à Cornisa Cantábrica, o nome dado à franja de terra entre o Mar Cantábrico e a Cordilheira Cantábrica no norte da Península Ibérica. Possui um clima oceânico húmido e de temperaturas moderadas, fortemente influenciado pelos ventos do Oceano Atlântico que chocam contra as montanhas. A precipitação média é de 1.200 mm, o que permite o crescimento de frondosa vegetação.
A Cantábria foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.
A moderna Província de Cantábria foi constituída em 28 de Julho de 1778. A Lei Orgânica do Estatuto de Autonomia da Cantábria foi aprovada em 30 de Dezembro de 1981, dotando deste modo à Comunidade Autónoma de organismos e instituições de autogoverno.
A Cantábria possui uma vegetação euro siberiana, dentro da província Atlântica. Caracteriza-se por ter bosques de espécies frondosas e caducifóleas. A acção humana desde tempos remotos tem favorecido a criação de pastos. Os prados de pastos se intercalam com plantações de eucaliptos (Eucalyptus globulus) e pequenas massas de bosques.

Um comentário:

  1. Sempre soubeste que tinhas vindo dos bosques e aqui tens a prova que és mesmo uma fada.....

    ResponderExcluir