terça-feira, 15 de junho de 2010

Côte d'Ivoire



A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro.
Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim.

Apesar de comumente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja chamado apenas por Côte d'Ivoire.

O Distrito de Yamoussoukro ou Iamussucrô[1] é a cidade oficial capital administrativa da Costa do Marfim; tinha 200 659 habitantes em 2005, e localizada 240 quilômetros (149 mi) ao norte de Abidjan sobre colinas onduladas e planícies, o município cobre 3,500 km² (1,351.3 sq mi) e é limítrofe com o departamento do mesmo nome. O departamento e o município são ainda divididas em quatro sub-prefeituras: Attiégouakro, Didiévi, Tié-diékro e da Comuna de Yamoussoukro. O distrito contém um total de 169 assentamentos.

A economia de Yamoussoukro depende de suas indústrias florestais, perfumarias e de sua pescaria interna. A cidade é a capital da Costa do Marfim desde 1983, apesar de que a maior parte das funções administrativas continua realizando-se na antiga capital, Abidjan. Mesmo estando em um país muito pobre, Yamoussoukro se diferencia da maioria das capitais africanas devido à sua moderna arquitetura.

O atual governador do distrito é N'Dri Koffi Apollinaire.

Abidjan ou Abijão ou Abijã, é a maior cidade da Costa do Marfim. Localiza-se na Laguna de Ébrié, junto ao Golfo da Guiné. É um centro industrial, comercial e cultural importante. Tem cerca de 4.3 milhões de habitantes. Foi a capital da Costa do Marfim entre 1934 e 1983.

O seu desenvolvimento iniciou-se em 1904, ligado ao término do caminho-de-ferro, Abidjan-Níger, que mais tarde se prolongou para norte, até Burkina Faso. Possui um porto moderno, aberto em 1950, quando o canal Vridi fez a ligação completa entre a lagoa e o golfo da Guiné.

É uma área fértil na produção de café, cacau e frutas, como banana e ananás. No ramo industrial, as principais manufacturas são os têxteis, os produtos metálicos, o vestuário, os plásticos, a borracha e o petróleo. Na cidade situam-se a Universidade Nacional da Costa do Marfim, vários museus, bibliotecas e parques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário