quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Araçá


«Árvore pequena, tipo arbusto de até 8 metros, tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, que se desprende em placas finas.
Folhas simples, alternas, coriáceas e glabras, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura, avermelhadas quando jovens.
As flores são hermafroditas, pequenas, brancas-esverdeadas.
É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. Polpa esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta, aromática e adocicada. Contêm muitas sementes reniformes em seu interior. Os frutos atraem muitas espécies de pequenos pássaros.
Fructificação primavera e verão.
Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. Tem, também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porem, a maioria de suas variedades comuns menos carnuda e menos valiosa economicamente. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.
O araçazeiro é utilizado em várias aplicações. Seus frutos de sabor delicioso são consumidos ao natural ou usados como ingrediente na produção de doces, sorvetes e bebidas. Suas folhas e os brotos novos fornecem matéria corante. Suas raízes são tidas como diuréticas e antidiarréicas. A casca pode ser utilizada para a aplicação em curtumes. Quanto ao aspecto nutritivo, o araçá possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos»

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário