domingo, 5 de junho de 2011

Astana






Astana (em russo e cazaque: Астана) é a atual capital do Cazaquistão. A cidade já recebeu os nomes de Akmolinsk (Акмолинск) entre 1824 e 1961, Zelinograd (Целиноград) entre 1962 e 1991 e Akmola (Акмола) entre 1992 e 1998, quando por fim recebeu o nome atual. Segundo estimativas de 2009, Astana conta com cerca de 802 980 habitantes numa tendência de aumento incessante. É também uma das capitais com clima mais frio do mundo (no fim do outono os termômetros já podem marcar 35 a 40 graus centígrados negativos). É banhada pelo rio Ishim.

A cidade foi fundada em 1824 com o nome de Akmolinsk (Акмолинск). A sua importância cresceu no fim do século XIX, quando se tornou um entroncamento de importantes linhas ferroviárias. Assim que o Cazaquistão tornou-se independente da União Soviética em 1991, a cidade foi renomeada para Akmola (Акмола) e futuramente se tornaria a capital da nova nação. Em 1997, quando a capital foi transferida finalmente de Almaty para esta cidade, o seu nome foi mais uma vez alterado.

As razões para tornar Astana a capital do país não se limitam aos terramotos em Almaty, mas também existia um forte interesse do governo cazaque de poder controlar de uma melhor forma as zonas do nordeste, onde existe grande influência russa e fala-se russo.

A indústria mais importante é a ligada aos couros. A zona da cidade representa uma zona económica especial.

Astana é um ponto importante nos caminhos-de-ferro, não só em sentido norte-sul (de Petropavlovsk para Tashkent e Almaty), mas também oeste-leste (de Moscovo para a China). A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Astana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário